Faça uma busca

Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida

No contexto do zelo pela saúde e pelo bem-estar do paciente, o Suporte Básico de Vida (SBV) e o Suporte Avançado de Vida (SAV) são dois elementos essenciais. Parte de um protocolo do primeiro contato com o assistido, ambos diferem em alguns aspectos, mas coincidem no objetivo de preservar a vida. Reconhecendo a importância de compreender esses processos, nós da Constat Educação trazemos algumas características de cada um:

O Suporte Básico de Vida é responsável pelos primeiros socorros à vítima, e ajuda na manutenção de sinais vitais e na prevenção de lesões mais graves até a chegada de mais apoio. Nesse processo, é importante reconhecer a urgência do caso e a necessidade de, por exemplo, dar início à ressuscitação cardiorrespiratória, mantendo a oxigenação do cérebro até a chegada do SAV. Esse protocolo pode ser executado por profissionais de saúde ou mesmo pessoas leigas, desde que tenham recebido o treinamento adequado.

O Suporte Avançado de Vida, por sua vez, agirá de maneira mais incisiva e complexa diante da situação. Para intervir em possíveis paradas cardiorrespiratórias, o SAV pode utilizar práticas como a desfibrilação cardíaca, a administração de medicamentos e a intubação endotraqueal, dentre outras. É, enfim, uma etapa de suma importância para o cuidado, sendo executada por profissionais de saúde qualificados.
Portanto, fica evidente a relevância do SBV e do SAV para a assistência, bem como de sua compreensão e do conhecimento de seu passo a passo; afinal, quando executados corretamente, podem salvar vidas.

Fontes: Enfermagem Florence e CMOS Drake.

Open chat
Precisa de Ajuda?