O papel de um líder está diretamente ligado à gestão de pessoas. Sendo a figura que motiva os funcionários e, por isso, o líder não é considerado chefe, pois, o chefe é alguém que tem tendência a se impor, ser autoritário e temido pelos seus “subordinados”. Um líder ouve seus colaboradores, dá oportunidades para crescimento na empresa e desenvolve trabalhos em conjunto.
E em períodos de crise o líder se faz ainda mais importante, sendo ele o responsável por fazer com que seus colaboradores e clientes não se abalem diante de um cenário instável. É preciso demostrar capacidade de superar desafios, alimentar comportamentos positivos, além de fortalecer a relação com a equipe.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
Diante de uma crise a informação e uma boa comunicação são de grande importância para reduzir os danos que um momento conturbado pode trazer para empresa e seus colaboradores. Por isso, possuir um Comitê de Gestão de Crise se faz tão necessário, pois, as pessoas envolvidas nele são as responsáveis por definir as condutas necessárias para enfrentar a crise. A comunicação é o braço direito do comitê e para que ela seja assertiva nesse período é preciso entender os fatos e conhecer o seu público, antes da tomada de decisões. Em caso de incerteza o melhor é não divulgar a informação. Portanto, a liderança deve atuar nas ações que o Comitê de Gestão de Crise definir e de que maneira deve ser dito.
DECISÕES
A tomada de decisões em momentos assim precisa de atenção e cuidado. Tanto o meio quanto a forma precisam ser estrategicamente pensadas e executadas diante do objetivo definido. Desse modo, a revisão de metas e dos objetivos da empresa precisam ser compatíveis com a realidade enfrentada. A partir disso é possível realinhar oferta e demanda, direcionar investimentos e estabelecer novas linhas de trabalho.
Em tempos de crise a empatia e criatividade podem estimular a definição de estratégias e construir um senso de urgência e oportunidade. Contudo, os processos por fim realinhados e definidos precisam de indicadores de performance para monitoramento da equipe e das metas planejadas.
Por: Leandro Sant’Anna
REFERÊNCIAS
Innovia Training & Consulting. 10 atitudes que líderes devem ter em tempos de crise. Disponível em: https://www.innovia.com.br/blog/business/tempos-de-crise/. Acesso em: 01 de maio de 2020.
AEMFLO. Qual a importância do líder em uma empresa?. Disponível em: https://www.aemflo-cdlsj.org.br/blog/qual-a-importancia-do-lider-em-uma-empresa. Acesso em: 01 de maio de 2020.