Faça uma busca

A importância do dia mundial da saúde

Por: Raimundo Saturnino 

A data de 7 de abril foi escolhida como o Dia Mundial da Saúde, pois é a mesma data da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão ligado a ONU, criado em 1948. Este dia é comemorado desde 1950, e anualmente se propõe a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas e a sociedade como um todo, sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Nesta data são realizados todos os anos campanhas com temas ligados a saúde, com objetivo de esclarecer a população sobre o que há de mais importante neste assunto, como prevenção, tratamento e a promoção da saúde no mundo. E neste momento de pandemia essa data se torna ainda mais significativa. Use máscara, pratique o distanciamento social e sempre higienize as mãos.

De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Portanto vai muito além de não estar doente, significando ter qualidade de vida e ser saudável do ponto vista físico, mental e social.

Em 2021, a proposta da OMS pauta-se na construção de um mundo mais justo e saudável. O Dia Mundial da Saúde é uma das oportunidades de comunicação sobre a importância da equidade nos serviços de saúde, não apenas para a saúde dos indivíduos, mas também para a saúde das economias e da sociedade como um todo.

A data de 7 de abril como dia mundial da saúde, também visa criar um debate sobre a responsabilidade do Estado em oferecer saúde ao cidadão e garantir que todos tenham acesso ao atendimento médico de forma plena e mais igualitária possível

No contexto da saúde pública, assuntos como saneamento básico, tratamento de água e preservação do meio ambiente, tornam-se importantes para garantir essa qualidade de vida no debate sobre o Dia Mundial da Saúde.

Para os profissionais, existem quatro itens principais que atuam na qualidade da saúde de uma pessoa, são eles a biologia humana, bastante influenciada pela nossa herança genética, o ambiente, estilo de vida, e o acesso a uma assistência médica de qualidade. Ou seja, ela é mantida e melhorada não só através de uma boa alimentação e da realização de exercícios, mas também pela capacidade que os sistemas e serviços de saúde tem de fazer tratamentos adequados para que as pessoas se mantenham saudáveis. 

Por isso selecionamos seis dicas que irão te ajudar a manter uma qualidade de vida saudável.

 

6 DICAS PARA MANTER UM VIDA SAUDÁVEL

1 – Invista em uma alimentação mais equilibrada

Evite o consumo exagerado de carne vermelha, frituras e gorduras no dia a dia. Em contrapartida, frutas, legumes e verduras são muito bem-vindos! Além disso, a substituição de refrigerante e bebidas alcoólicas durante a semana por sucos e vitaminas é muito benéfica.

2 – Uma boa noite de sono faz toda a diferença na sua rotina

Dormir cerca de 7 a 8 horas por dia geralmente dá mais disposição para as tarefas do cotidiano, pois o tanto o corpo quanto a mente precisam de descanso para repor substâncias que são fundamentais. Estabeleça rotinas como se afastar das telas, priorizar as leituras ou meditação e tente deitar-se mais cedo.

3 – Não deixe os exercícios físicos de lado

O sedentarismo pode ser um grande inimigo da nossa saúde, por isso inclua atividades físicas em sua rotina. Não precisa ser nada muito elaborado, você pode optar por subir as escadas em vez de pegar o elevador do prédio, caminhadas de curtas distâncias também são uma boa forma de implementar atividades no seu dia a dia.

4 – Desligue-se das redes sociais no seu tempo livre

Com um mundo cada vez mais conectado, o excesso de informação pode ser um gerador de ansiedade. O ser humano está cada vez mais dependente do uso de redes sociais, e é importante estabelecer um certo limite para que isso não nos consuma de forma negativa. Evite passar tanto tempo na internet e busque outras formas de se distrair, como assistir um filme ou ler um livro.

5 – Beba bastante água

A água é capaz de trazer mais benefícios do que imaginamos. Além de ser uma ótima fonte de hidratação, ela revitaliza as células do nosso corpo e elimina várias toxinas. Outro grande benefício da água é que ela facilita o processo de digestão e ajuda na absorção de nutrientes e contribui para a manutenção do peso.

6 – Compartilhe bons momentos com quem você ama

Por último, mas não menos importante: valorize os pequenos e grandes momentos perto de quem você ama. Mesmo que pareça clichê, é importante aproveitar cada segundo próximo das pessoas que são importantes. Então, lembre-se de construir boas memórias perto da sua família e amigos.

 

A saúde é um bem o qual você precisa cuidar e ter como prioridade. Por isso, para mais assuntos relacionados a área continue acessando o nosso site e compartilhe. 

Open chat
Precisa de Ajuda?